UniMB abre seleção para professores na produção de conteúdos EAD
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) anuncia a abertura de Editais de Chamamento Público Nº 01 e 02/2025 para a seleção de professores
A Graduação em História na Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) oferece uma formação abrangente para estudantes que desejam explorar os eventos do passado, compreender as dinâmicas culturais e sociais, e se preparar para atuar como profissionais na área histórica. O curso proporciona uma sólida base teórica, promove a pesquisa histórica e desenvolve habilidades analíticas, preparando os graduandos para diversas trajetórias profissionais.
A Graduação em História na Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) oferece uma formação abrangente para estudantes que desejam explorar os eventos do passado, compreender as dinâmicas culturais e sociais, e se preparar para atuar como profissionais na área histórica. O curso proporciona uma sólida base teórica, promove a pesquisa histórica e desenvolve habilidades analíticas, preparando os graduandos para diversas trajetórias profissionais.
Capacidades essenciais para se destacar no mercado de trabalho.
Descubra nossa abrangente grade curricular que impulsionará seu aprendizado.
AQUI VOCÊ ENCONTRA TODO CONTEÚDO SOBRE O SEU CURSO
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) anuncia a abertura de Editais de Chamamento Público Nº 01 e 02/2025 para a seleção de professores
É com muita alegria que o Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) divulga a lista dos aprovados do Liceu de Baturité Domingos Sávio no
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) celebra com alegria a aprovação dos estudantes da Escola de Ensino Médio Camilo Brasiliense no nosso vestibular!
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) tem a alegria de divulgar a lista dos aprovados da Escola de Ensino Médio Padre Saraiva Leão
1° SEMESTRE |
DISCIPLINA |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO |
EDUCAR PARA APRENDER A DISTÂNCIA |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
2° SEMESTRE |
DISCIPLINA |
TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA |
HISTÓRIA ANTIGA – I |
FORMAÇÃO ECONÔMICA GERAL |
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA |
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
3° SEMESTRE |
DISCIPLINA |
HISTÓRIA DO CEARÁ – I |
HISTÓRIA ANTIGA – II |
HISTÓRIA DA AMÉRICA – I |
HISTÓRIA DA ÁFRICA |
INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
4° SEMESTRE |
DISCIPLINA |
HISTÓRIA DO CEARÁ – II |
HISTÓRIA MEDIEVAL |
HISTÓRIA DA AMÉRICA – II |
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA – I |
ENSINO DE HISTÓRIA – I: FONTES E DOCUMENTOS |
DIDÁTICA |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV |
5° SEMESTRE |
DISCIPLINA |
HISTÓRIA MODERNA – I |
HISTÓRIA DO BRASIL – I – COLÔNIA |
MÉTODO DA PESQUISA HISTÓRICA – I |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
FUNDAMENTOS DE GESTÃO ESCOLAR |
AVALIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA V |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V |
6° SEMESTRE |
DISCIPLINA |
HISTÓRIA MODERNA – II |
HISTÓRIA DO BRASIL – II – IMPÉRIO |
MÉTODO DA PESQUISA HISTÓRICA – II |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: ENSINO MÉDIO |
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI |
7° SEMESTRE |
DISCIPLINA |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA – I |
HISTÓRIA DO BRASIL – III – REPÚBLICA |
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA – II |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM HISTÓRIA |
DISCIPLINA OPTATIVA I |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – I |
ENSINO DE HISTÓRIA – II: LIVRO DIDÁTICO |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VII |
8° SEMESTRE |
DISCIPLINA |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – II |
HISTÓRIA CONTEMPORANEA – II |
DISCIPLINA OPTATIVA II |
HISTÓRIA DO BRASIL – IV – REPÚBLICA |
ENSINO DE HISTÓRIA – III: PATRIMONIO E ESPAÇOS DE MEMÓRIA |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
ENSINO DE HISTÓRIA – III: PATRIMONIO E ESPAÇOS DE MEMÓRIA |
HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS |
CULTURA BRASILEIRA |
FILOSOFIA DA HISTÓRIA |
HISTORIOGRAFIA CEARENSE |
INTRODUÇÃO A PALEOGRAFIA |
HISTÓRIA E IMAGEM |
O MUSEU NO ENSINO DE HISTÓRIA |
HISTÓRIA E ORALIDADE |
HISTÓRIA DA AFRICA CONTEMPORÂNEA |