Graduação em

História

Licenciatura em História

SOBRE O CURSO

A Graduação em História na Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) oferece uma formação abrangente para estudantes que desejam explorar os eventos do passado, compreender as dinâmicas culturais e sociais, e se preparar para atuar como profissionais na área histórica. O curso proporciona uma sólida base teórica, promove a pesquisa histórica e desenvolve habilidades analíticas, preparando os graduandos para diversas trajetórias profissionais.

  1. Historiador Versátil: Capacitado para atuar em diversas áreas, como docência, pesquisa acadêmica, consultoria histórica, curadoria de museus, produção cultural, entre outras.
  2. Comprometido com a Ética: Consciente da responsabilidade ética na divulgação e interpretação da história, prezando pela integridade intelectual e respeito às diferentes perspectivas.
  3. Promotor do Conhecimento Histórico: Engajado na promoção do conhecimento histórico junto à comunidade, seja por meio de aulas, palestras, eventos culturais ou atividades de divulgação.
  4. Líder na Construção do Saber: Capacitado para liderar e contribuir para a construção do conhecimento histórico, participando ativamente de pesquisas, publicações e projetos relevantes na área.
  5. Cidadão Consciente: Consciente do papel da história na formação da consciência cidadã, capaz de analisar criticamente o presente à luz do passado, contribuindo para uma sociedade mais informada e reflexiva.
  • Proporcionar uma visão abrangente da história mundial e nacional.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa histórica e análise crítica de fontes.
  • Formar profissionais aptos a atuar em diversos campos relacionados à história.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre as sociedades passadas e presentes.

A Graduação em História na Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) oferece uma formação abrangente para estudantes que desejam explorar os eventos do passado, compreender as dinâmicas culturais e sociais, e se preparar para atuar como profissionais na área histórica. O curso proporciona uma sólida base teórica, promove a pesquisa histórica e desenvolve habilidades analíticas, preparando os graduandos para diversas trajetórias profissionais.

Design sem nome (57)

História

  • Corpo Docente Qualificado: A Faculdade do Maciço de Baturité conta com um corpo docente altamente qualificado, composto por professores especializados em diferentes períodos e áreas da história, proporcionando uma formação diversificada.
  • Infraestrutura Moderna: Os alunos têm acesso a bibliotecas, laboratórios de pesquisa e recursos digitais, garantindo uma experiência de aprendizado enriquecedora.
  • Enfoque Prático: O curso integra atividades práticas, como visitas a museus, participação em projetos de pesquisa e estágios, proporcionando aos alunos uma formação que vai além da sala de aula.
Design sem nome (11)

HABILIDADES PROFISSIONAIS

Capacidades essenciais para se destacar no mercado de trabalho.

GRADE CURRICULAR

Descubra nossa abrangente grade curricular que impulsionará seu aprendizado.

Design sem nome (13)

NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TODO CONTEÚDO SOBRE O SEU CURSO

Precisa de ajuda?

Grade curricular Presencial:

Confira as matérias do curso de Licenciatura em História

Grade curricular DIGITAL:

Confira as matérias do curso de Licenciatura em História
1° SEMESTRE
DISCIPLINA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
EDUCAR PARA APRENDER A DISTÂNCIA
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I
2° SEMESTRE
DISCIPLINA
TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA
HISTÓRIA ANTIGA – I
FORMAÇÃO ECONÔMICA GERAL
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
3° SEMESTRE
DISCIPLINA
HISTÓRIA DO CEARÁ – I
HISTÓRIA ANTIGA – II
HISTÓRIA DA AMÉRICA – I
HISTÓRIA DA ÁFRICA
INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III
4° SEMESTRE
DISCIPLINA
HISTÓRIA DO CEARÁ – II
HISTÓRIA MEDIEVAL
HISTÓRIA DA AMÉRICA – II
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA – I
ENSINO DE HISTÓRIA – I: FONTES E DOCUMENTOS
DIDÁTICA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV
5° SEMESTRE
DISCIPLINA
HISTÓRIA MODERNA – I
HISTÓRIA DO BRASIL – I – COLÔNIA
MÉTODO DA PESQUISA HISTÓRICA – I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FUNDAMENTOS DE GESTÃO ESCOLAR
AVALIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA V
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V
6° SEMESTRE
DISCIPLINA
HISTÓRIA MODERNA – II
HISTÓRIA DO BRASIL – II – IMPÉRIO
MÉTODO DA PESQUISA HISTÓRICA – II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: ENSINO MÉDIO
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI
7° SEMESTRE
DISCIPLINA
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA – I
HISTÓRIA DO BRASIL – III – REPÚBLICA
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA – II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM HISTÓRIA
DISCIPLINA OPTATIVA I
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – I
ENSINO DE HISTÓRIA – II: LIVRO DIDÁTICO
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VII
8° SEMESTRE
DISCIPLINA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – II
HISTÓRIA CONTEMPORANEA – II
DISCIPLINA OPTATIVA II
HISTÓRIA DO BRASIL – IV – REPÚBLICA
ENSINO DE HISTÓRIA – III: PATRIMONIO E ESPAÇOS DE MEMÓRIA
DISCIPLINAS OPTATIVAS
ENSINO DE HISTÓRIA – III: PATRIMONIO E
ESPAÇOS DE MEMÓRIA
HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS
CULTURA BRASILEIRA
FILOSOFIA DA HISTÓRIA
HISTORIOGRAFIA CEARENSE
INTRODUÇÃO A PALEOGRAFIA
HISTÓRIA E IMAGEM
O MUSEU NO ENSINO DE HISTÓRIA
HISTÓRIA E ORALIDADE
HISTÓRIA DA AFRICA CONTEMPORÂNEA