O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) anuncia a abertura de uma nova seleção para que estudantes se tornem...
Acesse rapidamente os ambientes acadêmicos da UNIMB.
Escolha o portal correspondente ao seu curso e acompanhe suas disciplinas, notas e materiais de forma simples e segura.
Bem-vindo ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité, onde formamos os futuros educadores que irão liderar a transformação da educação. Nossa missão é preparar profissionais altamente qualificados e comprometidos com a excelência na prática pedagógica, promovendo uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos alunos.
O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais críticos, éticos e competentes, comprometidos com o projeto ético-político da profissão, aptos a atuar nas diversas áreas do saber, com uma postura de aprendizagem constante e participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Entre os objetivos específicos, destacam-se:
Formar profissionais com habilidades teóricas, metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas, comprometidos com os valores e princípios da educação;
Preparar educadores críticos e competentes, capazes de formular, implementar, executar e avaliar propostas pedagógicas alinhadas à realidade dos educandos e às necessidades da sociedade;
Estimular a atitude investigativa como princípio pedagógico, para compreender, demonstrar e intervir sobre os fenômenos da realidade educacional;
Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao exercício da docência, por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
Incentivar o aperfeiçoamento profissional contínuo, com foco na capacitação permanente;
Promover a cidadania ativa e a democratização da educação brasileira, fortalecendo o papel social do educador;
Contribuir para o desenvolvimento da região onde o curso está inserido, por meio do compromisso com políticas educacionais e ações que visem à melhoria qualitativa da educação.
Um professor-pedagogo competente, flexível, adaptável e polivalente, compreendido em sua área de atuação como um profissional não fragmentado, capaz de desenvolver as competências necessárias para atuar como docente na Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade EJA — Educação de Jovens e Adultos, e a condição de ser um competente e inovador gestor pedagógico em Instituições Escolares e não escolares, assim como em outras áreas de apoio, incluindo as coordenações pedagógicas e administrativas que constituem os organogramas das escolas públicas e particulares”. Esse profissional dominará os aspectos pedagógicos, políticos e práticos da área educacional, capacitando-se para atender como docente às escolas públicas e particulares de Ensino Básico.
Formar profissionais, na área de educação, competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão. Formar profissionais com habilidades teóricas, metodológicas, técnico-operativas e ético políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão. Sendo alguns deles:
Descubra como este curso pode transformar sua carreira e abrir novas oportunidades no mercado.
Prepare-se para dar o próximo passo rumo ao seu futuro!
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) anuncia a abertura de uma nova seleção para que estudantes se tornem...
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) celebra com alegria a aprovação dos estudantes da Escola de Ensino Médio...
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) está comemorando seus 10 anos com uma promoção imperdível para quem deseja...
O UniMB é um centro universitário que oferece ensino de qualidade, inovação e excelência acadêmica.
Descubra nossas disciplinas e aproxime-se do seu futuro de sucesso no UNIMB!
1º Semestre
• Metodologia do Trabalho Científico em Educação
• Educar para Aprender a Distância
• Leitura e Produção de Textos
• Filosofia da Educação
• Pesquisa e Prática Pedagógica I
• Atividades Complementares I
2º Semestre
• Psicologia da Educação
• História da Educação
• Educação Ambiental
• Língua Portuguesa: Conteúdos e Métodos
• Pesquisa e Prática Pedagógica II
• Atividades Complementares II
3º Semestre
• Didática
• Matemática: Conteúdos e Métodos
• Sociologia e Antropologia da Educação
• Estrutura e Funcionamento da Educação
• Pesquisa e Prática Pedagógica III
• Atividades Complementares III
4º Semestre
• Alfabetização e Letramento: Métodos e Perspectivas
• Fundamentos de Educação Infantil
• Política Educacional Brasileira e Direitos Humanos Fundamentais
• Multiculturalismo e Diversidades Étnico-Racial, de Gênero, Sexual, Religiosa e de Faixa Geracional
• Pesquisa e Prática Pedagógica IV
• Atividades Complementares IV
5º Semestre
• Ciências: Conteúdos e Métodos
• Geografia: Conteúdos e Métodos
• Fundamentos e Metodologia das Atividades Culturais e Artísticas
• Avaliação, Organização e Planejamento em Educação
• Pesquisa e Prática Pedagógica V
• Estágio Supervisionado I
• Atividades Complementares V
6º Semestre
• Fundamentos das Séries Iniciais
• História: Conteúdos e Métodos
• Ludicidade e Recreação
• Educação e Saúde
• Pesquisa e Prática Pedagógica VI
• Educacional para a Educação Básica
• Estágio Supervisionado II
• Atividades Complementares VI
7º Semestre
• Fundamentos de Gestão Escolar
• Educação de Jovens e Adultos: Métodos e Fundamentos
• Literatura Infantojuvenil
• Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens em Medidas Socioeducativas
• Optativa I
• Pesquisa e Prática Pedagógica VII
• Estágio Supervisionado III
• TCC I – Trabalho de Conclusão de Curso
• Atividades Complementares VII
8º Semestre
• LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
• Optativa II
• Educação Inclusiva
• Educação Indígena e no Campo
• Educação em Diferentes Ambientes de Aprendizagem e Assessoramento Pedagógico
• TCC II – Trabalho de Conclusão de Curso
• Estágio Supervisionado IV
• Atividades Complementares VIII
1º ao 8º Semestre
A grade curricular da modalidade digital segue a mesma estrutura da presencial, com as mesmas disciplinas e distribuição por semestre. A principal diferença está na forma de entrega dos conteúdos, que combina aulas online (assíncronas e/ou ao vivo) com momentos presenciais obrigatórios para práticas, estágios e avaliações.