
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) celebra com alegria a aprovação dos estudantes da Escola de Ensino Médio...
Acesse rapidamente os ambientes acadêmicos da UNIMB.
Escolha o portal correspondente ao seu curso e acompanhe suas disciplinas, notas e materiais de forma simples e segura.
Bem-vindo ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité, onde formamos os futuros educadores que irão liderar a transformação da educação. Nossa missão é preparar profissionais altamente qualificados e comprometidos com a excelência na prática pedagógica, promovendo uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos alunos.
O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais críticos, éticos e competentes, comprometidos com o projeto ético-político da profissão, aptos a atuar nas diversas áreas do saber, com uma postura de aprendizagem constante e participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Entre os objetivos específicos, destacam-se:
Formar profissionais com habilidades teóricas, metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas, comprometidos com os valores e princípios da educação;
Preparar educadores críticos e competentes, capazes de formular, implementar, executar e avaliar propostas pedagógicas alinhadas à realidade dos educandos e às necessidades da sociedade;
Estimular a atitude investigativa como princípio pedagógico, para compreender, demonstrar e intervir sobre os fenômenos da realidade educacional;
Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao exercício da docência, por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
Incentivar o aperfeiçoamento profissional contínuo, com foco na capacitação permanente;
Promover a cidadania ativa e a democratização da educação brasileira, fortalecendo o papel social do educador;
Contribuir para o desenvolvimento da região onde o curso está inserido, por meio do compromisso com políticas educacionais e ações que visem à melhoria qualitativa da educação.
Um professor-pedagogo competente, flexível, adaptável e polivalente, compreendido em sua área de atuação como um profissional não fragmentado, capaz de desenvolver as competências necessárias para atuar como docente na Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade EJA — Educação de Jovens e Adultos, e a condição de ser um competente e inovador gestor pedagógico em Instituições Escolares e não escolares, assim como em outras áreas de apoio, incluindo as coordenações pedagógicas e administrativas que constituem os organogramas das escolas públicas e particulares”. Esse profissional dominará os aspectos pedagógicos, políticos e práticos da área educacional, capacitando-se para atender como docente às escolas públicas e particulares de Ensino Básico.
Formar profissionais, na área de educação, competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão. Formar profissionais com habilidades teóricas, metodológicas, técnico-operativas e ético políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão. Sendo alguns deles:
Descubra como este curso pode transformar sua carreira e abrir novas oportunidades no mercado.
Prepare-se para dar o próximo passo rumo ao seu futuro!
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) celebra com alegria a aprovação dos estudantes da Escola de Ensino Médio...
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) está comemorando seus 10 anos com uma promoção imperdível para quem deseja...
Improve him believe opinion offered met and end cheered forbade. Friendly as stronger speedily by recurred. Son interest wandered sir...
O UniMB é um centro universitário que oferece ensino de qualidade, inovação e excelência acadêmica.
Descubra nossas disciplinas e aproxime-se do seu futuro de sucesso no UNIMB!
1º Semestre
• Metodologia do Trabalho Científico em Educação
• Educar para Aprender a Distância
• Leitura e Produção de Textos
• Filosofia da Educação
• Pesquisa e Prática Pedagógica I
• Atividades Complementares I
2º Semestre
• Psicologia da Educação
• História da Educação
• Educação Ambiental
• Língua Portuguesa: Conteúdos e Métodos
• Pesquisa e Prática Pedagógica II
• Atividades Complementares II
3º Semestre
• Didática
• Matemática: Conteúdos e Métodos
• Sociologia e Antropologia da Educação
• Estrutura e Funcionamento da Educação
• Pesquisa e Prática Pedagógica III
• Atividades Complementares III
4º Semestre
• Alfabetização e Letramento: Métodos e Perspectivas
• Fundamentos de Educação Infantil
• Política Educacional Brasileira e Direitos Humanos Fundamentais
• Multiculturalismo e Diversidades Étnico-Racial, de Gênero, Sexual, Religiosa e de Faixa Geracional
• Pesquisa e Prática Pedagógica IV
• Atividades Complementares IV
5º Semestre
• Ciências: Conteúdos e Métodos
• Geografia: Conteúdos e Métodos
• Fundamentos e Metodologia das Atividades Culturais e Artísticas
• Avaliação, Organização e Planejamento em Educação
• Pesquisa e Prática Pedagógica V
• Estágio Supervisionado I
• Atividades Complementares V
6º Semestre
• Fundamentos das Séries Iniciais
• História: Conteúdos e Métodos
• Ludicidade e Recreação
• Educação e Saúde
• Pesquisa e Prática Pedagógica VI
• Educacional para a Educação Básica
• Estágio Supervisionado II
• Atividades Complementares VI
7º Semestre
• Fundamentos de Gestão Escolar
• Educação de Jovens e Adultos: Métodos e Fundamentos
• Literatura Infantojuvenil
• Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens em Medidas Socioeducativas
• Optativa I
• Pesquisa e Prática Pedagógica VII
• Estágio Supervisionado III
• TCC I – Trabalho de Conclusão de Curso
• Atividades Complementares VII
8º Semestre
• LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
• Optativa II
• Educação Inclusiva
• Educação Indígena e no Campo
• Educação em Diferentes Ambientes de Aprendizagem e Assessoramento Pedagógico
• TCC II – Trabalho de Conclusão de Curso
• Estágio Supervisionado IV
• Atividades Complementares VIII
1º ao 8º Semestre
A grade curricular da modalidade digital segue a mesma estrutura da presencial, com as mesmas disciplinas e distribuição por semestre. A principal diferença está na forma de entrega dos conteúdos, que combina aulas online (assíncronas e/ou ao vivo) com momentos presenciais obrigatórios para práticas, estágios e avaliações.