
O Centro Universitário do Maciço de Baturité (UniMB) celebra com alegria a aprovação dos estudantes da Escola de Ensino Médio...
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O curso de Serviço Social no Centro Universitário do Maciço de Baturité é uma jornada educativa enriquecedora que prepara os estudantes para se tornarem profissionais altamente capacitados e comprometidos com a transformação social. O programa oferece uma combinação equilibrada de teoria e prática, visando capacitar os alunos a compreenderem, analisarem e intervirem nas complexas questões sociais que afetam as comunidades.
O objetivo é contribuir para a formação de profissionais na área de Serviço Social. O curso de Serviço Social do Centro Universitário do Maciço de Baturité tem por objetivo formar assistentes sociais, numa perspectiva teórico-metodológica, plural, ético-política e técnico-operativa, que os capacitem a apreender o significado sócio-histórico da profissão e a intervir de forma crítica e qualificada frente às demandas consolidadas e emergentes postas ao Serviço Social via mercado de trabalho.
• Apreender o processo sócio-histórico em sua totalidade, reproduzindo o movimento real em suas manifestações universais, particulares e singulares;
• Apreender o significado social da profissão e as demandas consolidadas e emergentes, postas ao Serviço Social via mercado de trabalho;
• Desvelar as possibilidades de ação frente às manifestações da questão social;
• Formular respostas concretas para o fortalecimento da democracia, da cidadania ativa, da equidade, da justiça social e do interesse público;
• Intervir nos espaços de atuação profissional das organizações públicas e privadas, tendo como objeto de atuação as expressões da questão social e suas múltiplas determinações na vida em sociedade;
• Trabalhar na formulação, execução e avaliação de políticas públicas, sob a égide de princípios éticos conforme a Lei de Regulamentação da Profissão (n.º 8.662/93) e com o Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS-273/93).
• Currículo Abrangente
• Enfoque na Prática
• Atenção às Realidades Locais
• Desenvolvimento de Habilidades Críticas e Éticas
• Integração de Teoria e Prática
• Preparação para Diversas Carreiras
No geral, o curso de Serviço Social no Centro Universitário do Maciço de Baturité oferece uma educação completa que equilibra teoria e prática, preparando os alunos para se destacarem como profissionais engajados e capazes de promover mudanças sociais positivas em suas comunidades e além.
Fazer Serviço Social na Faculdade do Maciço de Baturité oferece uma oportunidade enriquecedora para aqueles que desejam se envolver em uma profissão dedicada a promover mudanças sociais positivas. A instituição se destaca por diversos motivos:
Em resumo, escolher fazer Serviço Social na Faculdade do Maciço de Baturité oferece uma educação de alta qualidade, imersão prática, compromisso social e formação ética, preparando os alunos para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade como um todo.
O perfil profissional do egresso do Curso de Serviço Social é projetado a partir de alguns parâmetros fundamentais que precisam ser explicitados. Esses parâmetros se referenciam:
Aos projetos profissionais construídos dentro da própria categoria;
À direção social contida nesses projetos;
À compreensão do espaço ocupacional pertinente ao assistente social no Brasil contemporâneo.
Desde o final dos anos 1970, defende-se um Serviço Social comprometido com os interesses históricos das classes trabalhadoras. Trata-se de um projeto profissional radicalmente democrático, que:
Defende a universalidade da prestação de serviços;
Vincula a prática profissional às necessidades e aos movimentos da população marginalizada;
Atua frente à exclusão das conquistas do desenvolvimento econômico-social e da cidadania plena.
É com esse projeto profissional que se alinha o perfil do egresso formado pelo Centro Universitário do Maciço de Baturité. Um projeto sustentado por uma direção social clara, que reconhece o necessário pluralismo na sociedade e na profissão, mas direciona a formação para a análise e intervenção nas expressões da “questão social”, especialmente aquelas que afetam as maiorias populares e os segmentos mais vulneráveis.
O espaço ocupacional do assistente social remete diretamente ao mercado de trabalho, mas não deve se limitar às práticas tradicionais e já sancionadas. A formação acadêmica deve ir além da simples preparação para o emprego. Ela precisa qualificar o profissional para:
Responder às demandas atuais;
Analisar e explorar demandas possíveis e emergentes;
Ampliar e diversificar o campo de atuação, com propostas inovadoras.
Assim, concebe-se a atuação do assistente social como prático-interventiva, exigindo:
Análises e interpretações da realidade;
Construção de estratégias de ação;
Referência a valores éticos e morais para que as intervenções tenham efetividade.
Por isso, a formação possui uma natureza teórico-prática: os conhecimentos teóricos são indispensáveis para operacionalizar estratégias de intervenção profissional capazes de responder tanto às demandas imediatas quanto às demandas futuras, nos diversos contextos de inserção – públicos ou privados.
A formação deve conduzir o profissional a estar apto para:
Investigar (pesquisar, analisar, elaborar);
Planejar (projetar, antecipar, organizar);
Executar (gerir, implementar, operar).
O Curso de bacharelado em Serviço Social, na modalidade presencial, autorizado pela portaria nº 676, de 04 de julho de 2017, tem conceito 3 no MEC. O curso em atendimento a portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, oferta 40% dos componentes curriculares na modalidade a distância. O detalhamento das disciplinas e dessa flexibilidade pode ser observado na matriz curricular.
Descubra como este curso pode transformar sua carreira e abrir novas oportunidades no mercado.
Prepare-se para dar o próximo passo rumo ao seu futuro!
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O UniMB é um centro universitário que oferece ensino de qualidade, inovação e excelência acadêmica.
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• Introdução ao Serviço Social – 60h
• Metodologia Científica – 60h
• Leitura e Produção de Textos – 60h
• Teorias Filosóficas – 60h
• Educar para Aprender a Distância – 60h
• Teorias Sociológicas – 60h
• Atividades Complementares I – 20h
Total: 380h
• Antropologia e Relações Étnico-Raciais – 60h
• Economia Política – 60h
• Formação Sócio-Histórica do Brasil e Ceará – 60h
• Questão Social e o Serviço Social – 60h
• Fundamentos Históricos-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social I – 60h
• Seminários Temáticos I – 120h
• Atividades Complementares II – 20h
Total: 440h
• Política Social I – 60h
• Fundamentos de Psicologia e Psicologia Social – 60h
• Fundamentos da Ciência Política – 60h
• Direito e Legislação Social – 60h
• Fundamentos Históricos-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social II – 60h
• Atividades Complementares III – 20h
Total: 320h
• Política Social II – 60h
• Fundamentos Históricos-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social III – 60h
• Trabalho na Sociedade Capitalista – 60h
• Ética Profissional – 60h
• Seminários Temáticos II – 120h
• Atividades Complementares IV – 20h
Total: 380h
• Política Social III – 60h
• Fundamentos Históricos-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV – 60h
• Processo de Trabalho em Serviço Social – 60h
• Pesquisa Social – 60h
• Estágio Supervisionado I – 150h
• Fundamentos de Direito Público e Privado e Direitos Humanos – 60h
• Atividades Complementares V – 40h
Total: 490h
• Políticas Setoriais – 60h
• Administração e Planejamento em Serviço Social – 60h
• Oficina I – Serviço Social e Instrumentalidade – 120h
• Sociedade Civil e Movimentos Sociais – 60h
• Estágio Supervisionado II – 150h
• Atividades Complementares VI – 40h
Total: 490h
• Trabalho de Conclusão de Curso I – 100h
• Oficina II – Gestão de Políticas Públicas – 120h
• Serviço Social e Família – 60h
• Estágio Supervisionado III – 150h
• Disciplina Optativa I – 60h
• Atividades Complementares VII – 40h
Total: 530h
• Trabalho de Conclusão de Curso II – 100h
• Gestão Socioambiental – 60h
• Disciplina Optativa II – 60h
• Disciplina Optativa III – 60h
Total: 280h