ÁREA DO ALUNO

ÁREA DO ALUNO UNIMB

Acesse rapidamente os ambientes acadêmicos da UNIMB.

Escolha o portal correspondente ao seu curso e acompanhe suas disciplinas, notas e materiais de forma simples e segura.

Adicione o texto do seu título aqui

Edit Template

Home - Graduação

História

Compreensão crítica do passado para transformar o presente.

SEMIPRESENCIAL

Duração

8 Semestres

a partir de

R$200/Mês

A Graduação em História no Centro Universitário do Maciço de Baturité (CUMB) oferece uma formação abrangente para estudantes que desejam explorar os eventos do passado, compreender as dinâmicas culturais e sociais, e se preparar para atuar como profissionais na área histórica.

O curso proporciona uma sólida base teórica, incentiva a pesquisa histórica e desenvolve habilidades analíticas, preparando o estudante para múltiplas trajetórias profissionais, como docência, pesquisa, produção de conteúdo histórico, atuação em arquivos, museus e instituições culturais.


🎯 Objetivos do Curso

• Proporcionar uma visão abrangente da história mundial e nacional;
• Desenvolver habilidades de pesquisa histórica e análise crítica de fontes;
• Formar profissionais aptos a atuar em diversos campos relacionados à História;
• Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre as sociedades passadas e presentes.

Estudar História no Centro Universitário do Maciço de Baturité é investir em uma formação crítica, investigativa e conectada com a realidade social. Confira os diferenciais:

Corpo Docente Qualificado
Professores especializados em diferentes períodos e áreas da História, garantindo uma formação rica e diversificada.

Infraestrutura Moderna
Acesso a bibliotecas atualizadas, laboratórios de pesquisa e recursos digitais que enriquecem o processo de aprendizagem.

Enfoque Prático
Vivência para além da teoria, com atividades como visitas a museus, participação em projetos de pesquisa e estágios supervisionados.

História

  1. Historiador Versátil: Capacitado para atuar em diversas áreas, como docência, pesquisa acadêmica, consultoria histórica, curadoria de museus, produção cultural, entre outras.
  2. Comprometido com a Ética: Consciente da responsabilidade ética na divulgação e interpretação da história, prezando pela integridade intelectual e respeito às diferentes perspectivas.
  3. Promotor do Conhecimento Histórico: Engajado na promoção do conhecimento histórico junto à comunidade, seja por meio de aulas, palestras, eventos culturais ou atividades de divulgação.
  4. Líder na Construção do Saber: Capacitado para liderar e contribuir para a construção do conhecimento histórico, participando ativamente de pesquisas, publicações e projetos relevantes na área.
  5. Cidadão Consciente: Consciente do papel da história na formação da consciência cidadã, capaz de analisar criticamente o presente à luz do passado, contribuindo para uma sociedade mais informada e reflexiva.

A Graduação em História na Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) oferece uma formação abrangente para estudantes que desejam explorar os eventos do passado, compreender as dinâmicas culturais e sociais, e se preparar para atuar como profissionais na área histórica. O curso proporciona uma sólida base teórica, promove a pesquisa histórica e desenvolve habilidades analíticas, preparando os graduandos para diversas trajetórias profissionais.

Descubra como este curso pode transformar sua carreira e abrir novas oportunidades no mercado.

Prepare-se para dar o próximo passo rumo ao seu futuro!

FIQUE POR DENTRO

Blog UniMB!

  • Todos os Posts
  • Atualizações
  • Promoções
Ler post completo

Ler post completo

O UniMB é um centro universitário que oferece ensino de qualidade, inovação e excelência acadêmica.

DOCUMENTOS

GRADE CURRICULAR SEMIPRESENCIAL

CURSO: História

Descubra nossas disciplinas e aproxime-se do seu futuro de sucesso no UNIMB!

1º Semestre
• Introdução aos Estudos Históricos
• Leitura e Produção de Texto
• Metodologia do Trabalho Científico
• Educar para Aprender a Distância
• Prática Pedagógica I
• Introdução à Filosofia
• Atividades Complementares I


2º Semestre
• Teoria e Metodologia da História
• História Antiga I
• Formação Econômica Geral
• Introdução à Ciência Política
• Prática Pedagógica II
• Atividades Complementares II
• Psicologia da Educação


3º Semestre
• História do Ceará I
• História Antiga II
• História da América I
• História da África
• Introdução à Antropologia
• Sociologia e Antropologia da Educação
• Prática Pedagógica III
• Atividades Complementares III


4º Semestre
• História do Ceará II
• História Medieval
• História da América II
• Historiografia Brasileira I
• Ensino de História I: Fontes e Documentos
• Didática
• Estrutura e Funcionamento da Educação
• Prática Pedagógica IV
• Atividades Complementares IV


5º Semestre
• História Moderna I
• História do Brasil I – Colônia
• Método da Pesquisa Histórica I
• Estágio Supervisionado I: Séries Finais do Ensino Fundamental
• Fundamentos de Gestão Escolar
• Avaliação, Organização e Planejamento em Educação
• Prática Pedagógica V
• Prática de Extensão I


6º Semestre
• História Moderna II
• História do Brasil II – Império
• Método da Pesquisa Histórica II
• Estágio Supervisionado II: Ensino Médio
• Política Educacional Brasileira e Direitos Humanos Fundamentais
• Educação Ambiental
• Prática de Extensão II


7º Semestre
• História Contemporânea I
• História do Brasil III – República
• Historiografia Brasileira II
• Estágio Supervisionado III: Outras Áreas de Atuação do Licenciado em História
• Disciplina Optativa I
• Trabalho de Conclusão de Curso I
• Ensino de História II: Livro Didático
• Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
• Práticas de Extensão III


8º Semestre
• Trabalho de Conclusão de Curso II
• História Contemporânea II
• Disciplina Optativa II
• História do Brasil IV – República
• Ensino de História III: Patrimônio e Espaços de Memória
• Prática de Extensão IV


📌 Disciplinas Optativas:

• Psicomotricidade
• Temas Avançados e Transversais na Educação
• Tópicos Especiais em Educação I
• Tópicos Especiais em Ensino de História I
• História das Ideias Políticas
• Cultura Brasileira
• Filosofia da História
• Historiografia Cearense
• Introdução à Paleografia
• História e Imagem
• O Museu no Ensino de História
• História e Oralidade
• História da África Contemporânea